segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O milionário Mercado da Vaquejada


No começo era por necessidade e depois virou esporte; agora a vaquejada é uma competição campesina que movimenta milhões de reais – quantos? Não é fácil somar; o preço de um cavalo pode chegar a R$ 300 mil ou dez carros Celtas zero quilômetro.
Mas o negócio não está só na pista; o "filé" não está no lombo do boi, mas no comércio musical que vende 1 milhão de discos de uma tirada só e reúne 80 mil pessoas em média por shows.
A transformação operada na vaquejada afugentou antigos corredores, que hoje só exibem as cicatrizes de acidentes com os bois duros na queda.
No início, quem corria vaquejada era o fazendeiro e aí a competição era de igual para igual; não havia profissionais. Hoje, quem corre é o vaqueiro e como é que o fazendeiro vai competir com um cabra que está todo dia derrubando boi? Não dá.
O COMÉRCIO
A vaquejada tornou-se esporte caro; um cavalo chega a custar o equivalente a dez Celtas zero quilômetro e a produção envolve um verdadeiro exército de operários – são cerca de 100 empregos diretos e outros 300 indiretos.
O comércio no entorno da pista de vaquejada é animador; são roupas, calçados, artesanatos e, principalmente, CDs dos astros que tanto pode ser uma banda – "Saia Rodada, Mastruz com Leite, Limão com Mel"; ou duplas como os irmãos "Sirano e Sirino", autores dos versos que definem bem a atividade:
Vaquejada, meu amor, não é brinquedo; o cabra tem que ter dinheiro, dois cavalos arreados, vaqueiro bom preparado, pista e boi para treinar; essa vida de vaqueiro, pra você eu vou contar.
Quando amanhece o dia, o vaqueiro vai pra baia, no cavalo passa a escova, dá banho e agasalha; bota a sela vai pra pista, todo dia ele trabalha.
Quando chega a quinta-feira, o vaqueiro diz patrão: dinheiro pra abastecer, na estrada o caminhão, nós vamos pra vaquejada, quero o cheque da inscrição.
O patrão diz para o vaqueiro: cuidado com a bebedeira, o vaqueiro embriagado, na pista só faz besteira, puxa o boi fora da faixa, bota a culpa no esteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário